segunda-feira, 24 de março de 2014

Bicho da semana: Crocodilo-marinho!

Olá queridos alunos,
 
Seguindo a "sugestão" da aluna Camila Pereira da 6ª B o Bicho da Semana  é o CROCODILO-MARINHO!
Confesso que não sabia muito sobre o Bicho, mas é por isso que estamos aqui, para aprender... :D
Adorei pesquisar sobre ele e achei várias coisas legais! Para começar ele é O MAIOR RÉPTIL EXISTENTE NA ATUALIDADE! #Bapho! Apesar de ser conhecido como crocodilo-marinho eles passam boa parte do tempo em estuários (ambiente aquático de transição entre um rio e o mar). São animais muito antigos! A ordem Crocodylia já estava presente no período da extinção dos dinossauros e até hoje seus representantes estão bem adaptados as condições do ambiente. Exclusivamente carnívoros se alimentam de tudo que se move ao seu redor, inclusive, tubarões! É isso ai, como a colega Camila comentou na sala, já foram registrados ataques de crocodilos a tubarões na Austrália (exatamente com o crocodilo-marinho!). Em breve estaremos estudando sobre a classe dos répteis e teremos uma nova oportunidade para falar desse gigante.
 

Crocodilo-marinho (Crocodylus porosus).
Fonte: Imagens Google.

 Classificação Taxonômica
 
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Gênero: Crocodylus
Espécie: Crocodylus porosus
 
 

Segue abaixo o link de um documentário  transmitido pelo Discovery Channel sobre o Crocodilo-marinho (Crocodylus porosus):
 
 
Aproveitem o documentário para identificar as relações intraespecíficas e interespecíficas que esse animal mantém com outros seres vivos! É uma ótima maneira de revisar o assunto que trabalhamos em sala de aula.
 

Filhote de Jacaré, Piauí. Fonte: Imagem pessoal.
Na foto à direita, eu (ainda morena! rs) estou segurando um filhote de Jacaré em uma das lagoas do Rio Gurguéia no Piauí. O jacaré é parente do crocodilo! Ambos pertencem a ordem Crocodylia mas o Jacaré pertence a família Alligatoridae. A principal diferença anatômica entre eles são os dentes. Os crocodilos apresentam dentes alinhados que não aparecem quando estão com a boca fechada. Já os jacarés, apresentam entes desalinhados e aparecem mesmo com a boca fechada.
 
Espero que vocês tenham curtido o Bicho da Semana! Alguma sugestão para o próximo???
 
Deixem suas sugestões nos comentários...
 
 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Canibalismo?

Olá meninos e meninas,

Ao estudarmos o tema Relações Ecológicas percebemos alguns errinhos no livro de Ciências adotado pela escola. Acredito que foi uma ótima oportunidade para discutirmos e ampliarmos o entendimento sobre o tema. Para elucidar melhor essa questão, segue abaixo um link de uma reportagem sobre o caso da aranha viúva-negra (Latrodectus mactans). O link é do site da revista Mundo Estranho que traz várias reportagens interessantes sobre o mundo científico.

Fonte da imagem: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-aranha-viuva-negra-mata-o-macho-apos-o-acasalamento

Até amanhã,

Um beijo e um queijo! :)

sábado, 8 de março de 2014

quinta-feira, 6 de março de 2014

Bicho da semana: Chacal-dourado!

Olá pessoal,
 
Como passaram o feriado de carnaval?  Espero que bem e claro estudando Ciências! Brincadeirinha rs
 
Durante a prova de Ciências alguns alunos me perguntaram sobre o Canis aureus, vulgo Chacal-dourado. Pois bem, resolvi escolher ele como o Bicho da Semana do nosso blog!


Imagem: Chacal-dourado/Fonte: Imagens Google.

Classificação Taxonômica
 
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis aureus
 
 Como vocês podem observar, pela classificação taxonômica, o Chacal-dourado (Canis aureus) é um parente próximo do cão doméstico (Canis familiaris). Pertencem ao mesmo gênero! Ambos são do gênero Canis (primeira palavra do nome científico).
Podem ser encontrados em partes da África, Ásia e Europa. Apresenta as cores marrom, amarelo, cinza, preto e branco pelo corpo. Sua cauda tem uma pelagem espessa. O Chacal-dourado apresenta uma dieta oportunista! São onívoros, ou seja, se alimentam tanto de alimentos de origem vegetal como animal. Tem o hábito de se alimentar das carcaças de grandes animais, muitas vezes estas sendo o resultado da caça de um carnívoro maior.
 
No YouTube vocês podem achar trechos do documentário Vida Selvagem - O Chacal-dourado. O áudio não está muito legal, mas quem tiver curiosidade sobre o comportamento do Chacal-dourado vale a pena assistir!
 
Abraços,
até amanhã!
:*

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Usando a tecnologia a favor da educação!

Olá queridos alunos,
Esse blog foi criado especialmente para vocês alunos do 7º ano do Colégio Nossa Senhora da Vitória!  Com a "erupção" de informações cada vez maior e a velocidade crescente em que a ciência tem se desenvolvido, as três aulas semanais de 50 minutos se tornam pouco tempo para compartilharmos novas informações e ideias. Espero que esse blog seja um espaço de troca de informações e de construção do conhecimento científico que iniciamos na sala de aula. Aqui deve se tornar um novo espaço para enriquecermos o que aprendemos na escola!
Me comprometo em atualizar semanalmente esse espaço e compartilhar, sempre que possível, os (tão pedidos) materiais de mídia (slides, vídeos e artigos) utilizados na sala de aula. 
Peço apenas um pouco de paciência. Sou uma iniciante no universo dos blogs!
Um beijo e um queijo.
Bons estudos!